Como seriam os dragões de Daenerys se seguissem Dungeons & Dragons?
- Gustavo Medina Tavares
- 4 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
Muito já se discutiu sobre a aparência dos dragões de Daenerys tanto no Mundo de Gelo e Fogo, quanto na série de TV. Martin quando os criou não pareceu ter se baseado fielmente aos dragões mais famosos da fantasia, pois os dragões de GoT parecem uma mistura de dragões com wyverns. Dragões tradicionais no mundo de Dungeons & Dragons, mais famoso guia para RPGs de fantasia, possuem quatro patas e asas independentes, cada cor baforando um tipo de poder diferente. Wyverns são criaturas com quatro patas, porém as anteriores são modificadas em asas, semelhante ao que ocorre com morcegos verdadeiros. Além disso, wyverns não possuem poder de fogo, mas sim uma cauda com um aguilhão potente na extremidade, capaz de injetar um poderoso veneno. Fora isso, ambas as criaturas são retratadas com aparências reptilianas. Em outras culturas, dragões são retratados de várias formas, mais parecidos com serpentes.
Ignorando isso, pois a licença poética permite que Martin crie o tipo de dragão que quiser, vamos imaginar se ele tivesse pelo menos seguido a relação entre cor e poder comuns em RPGs. Nos livros, Drogon, Rhaegal e Viserion não são da mesma cor, cada um é bem distinto do outro. Drogon possui escamas na coloração preta, além de chifres, cristas espinhais e olhos na cor vermelho-sangue. De acordo com D&D5e (Dungeons & Dragons. 5ª edição), dragões de coloração preta, ao invés de expelirem fogo, cospem um poderoso ácido. Rhaegal possui escamas e asas na cor verde-jade e olhos na cor bronze. De acordo com D&D5e, dragões verdes, ao invés de expelirem fogo, cospem um potente gás venenoso. Já Viserion é descrito como possuindo escamas na cor creme, além de olhos, ossos das asas e cristas espinhais na cor dourada. De acordo com D&D5e, dragões brancos também não cospem fogo, mas uma explosão congelante.
Na série de TV, os dragões quando jovens tinham cores bem distintas, seguindo aproximadamente as descrições dos livros. Drogon num tom de preto fosco com detalhes avermelhados, Rhaegal num tom esverdeado e Viserion num tom dourado-alaranjado (bronze).

Depois de adultos as cores se tornaram um pouco menos intensas. Mantendo-se os detalhes nas cores características. Drogon passou a ter uma cor mais de chumbo e Viserion teve a cor mais escurecida, longe do cobreado das primeiras temporadas, com poucos detalhes mais na cor creme. Depois de morto e trazido de volta ganhou uma tonalidade mais azulada.



Dragões azuis na fantasia possuem um sopro elétrico, ao invés do fogo azulado proposto pela série de TV.
Já imaginaram se fosse assim no mundo de GRRM? Eu não acharia tão legal, apesar de que talvez se Drogon fosse um dragão vermelho e os outros tivessem outros poderes poderia ficar interessante.
Comments