top of page

No final, um episódio morno, com incoerências e poucos acertos

  • Foto do escritor: Gustavo Medina Tavares
    Gustavo Medina Tavares
  • 20 de mai. de 2019
  • 9 min de leitura


Na última postagem vimos que diversas pontas soltas estavam esperando para serem amarradas no último episódio. Como previso, algumas ficaram soltas, mas a maioria foi amarrada só que, infelizmente, mal amarradas. Vamos por ordem:


Daenerys

Não ficaram pontas soltas com a Mãe dos Dragões. Ela venceu a guerra, fez uma chegada triunfal (com as asas de dragão de fundo) e fez um discurso para os Dothraki e um para os Imaculados, nomeando o seu mais fiel aliado, Torgo Nudho, como Lorde Comandante da Guarda Real. Bem o estilo dela. Ela avisa que aquilo ali não foi suficiente e convida seus exércitos para continuar libertando o mundo de tiranos e eles saúdam ela. Ela não queria só acabar com a roda em Westeros, mas em todos os lugares. No final, a visão de Daenerys na casa dos imortais (e a de Bran) se cumpriu. Ela conquistou o trono num reino de cinzas, acabou não sentando nele de fato, morreu pela "neve" (Jon Snow) e se reuniu com Drogon e seu filho Rhaego (essa parte ficou subentendida). Daenerys acabou sendo morta pelo seu amante, pois ele notou que ela tinha uma postura de achar que estava sempre certa e só ela sabia o que era bom e ninguém mais teria opção de escolha. Ou vivem no mundo do jeito que ela quer ou morrem. O final dela era o esperado pela construção da personagem, principalmente e apressadamente na oitava temporada.


Um ponto muito negativo na minha visão é Daenerys estar completamente sozinha naquele cenário. Ela iria sentar no trono para ninguém ver? Drogon deixar Jon Snow passar é completamente compreensível, ele até então era confiável. Porém, não ter mais ninguém lá para fazer a guarda da rainha? Só para vigiar a sala de Tyrion tinha um monte de Imaculados, mas com a Rainha, ninguém? Achei falho.


Entretanto, isso não foi o pior. Para mim não há explicação plausível para o dragão não ter torrado o cara que matou sua mãe, mesmo ele sendo Targaryen. Ele ter destruído o trono foi simbólico, foi muito bem feito (mas, aqui mais um ponto sem coerência a partir do momento em que no final da série a roda não foi quebrada). Em seguida, chorar que nem um cachorro no corpo da mãe e não vingá-la? Muito morno, para não dizer muito fraco. Foi bonita a cena dele sentindo a perda de Daenerys, porém só isso? É um dragão, não é uma lagartixa.


Finalmente, os Imaculados e os Dothraki não tinham motivo manter prisioneiros. Um cara que não tem importância nenhuma para eles (Jon Snow) matou a Rainha deles, amada por eles e que os libertou da escravidão, principalmente os Imaculados. O que eles têm a perder se tiverem que guerrear com nortenhos? Verme Cinzento pelo menos ainda demonstrou estar muito furioso, porém os Dothraki além de ficarem sem final, uma ponta soltíssima, não fizeram NADA (eles viraram parte da população nova de Porto Real? Faz sentido na história Dothraki? Ou foram embora para voltar a ser o que eram?). Verme Cinzento termina dizendo que Tyrion ser Mão do Rei para desfazer os erros que fez no passado não era o suficiente, simplesmente acaba essa cena e isso não significa nada, porque depois ele se torna Mão do Rei. Muito mal construída essa parte.


Jon Snow

Snow, então, foi ressuscitado para matar sua amada (e tirana) Daenerys Targaryen. Libertar o reino de "mais uma tirana". Sério? Sua legitimidade só serviu para deixar a relação dos dois estremecida e ponto. Ele foi isolado em uma muralha que não tem mais função nenhuma e acabou não tendo penalidade alguma, até porque ele virou um líder dos selvagens e foi se tornar parte do Povo Livre além da montanha. Até parece que ele não gostou disso, Jon sempre quis isso. Ele também não gostava do Sul e ele se afeiçoou a causa selvagem. Ele praticamente virou um Rei-Para-Lá-da-Muralha, só que sem causa nenhuma, porque Mance tinha objetivo de invadir o Norte por terras e fugir dos Caminhantes Brancos. Nenhuma dessas ameaças existem mais, nem muralha e nem longa noite. Por que voltar para um lugar extremamente inóspito e sem muito o que cultivar? Não tem coerência alguma. Era melhor então terem matado Jon, com Drogon ou com os Imaculados e apagar os Targaryens da história. O protagonista teve um final muito ruim, então que fizessem algo mais impactante.


Sansa Stark

O final dela ficou bem amarrado. Se tornou a Rainha do Norte, firmando a independência do reino do Norte no conselho dos lordes e ladies. Respeitando o que foi construído de filosofia para o Norte durante a série. Não tem muito o que falar, não vejo como poderia ser diferente. O que ficou muito mal feito e preguiçoso foi o que aconteceu com os outros reinos.


Arya Stark

Final perfeito para ela. Ela disse que não voltaria para Winterfell e que queria se aventurar para descobrir o que havia a Oeste de Westeros, onde os mapas terminam, onde não se sabe nada. Arya tinha esse perfil, sua lista acabou, sua família teve rumo, então ela pode sair para conhecer o desconhecido e aprender cada vez mais. Quem sabe no Mundo de Fogo e Gelo é Arya quem vai 'descobrir' o continente que seria análogo as "Américas".


Conselho Real e Casas Nobres

Vou confessar que a ideia de um conselho para decidir um novo Rei ou Rainha não foi horrível, porém a forma como foi feito foi decadente. Não respeitou a história da série em diversos momentos e não estou falando dos livros, estou falando da série de TV mesmo. O momento do Edmure Tully foi bem pensado, afinal ele sempre foi aquele paspalho que ninguém dava moral, foi um elemento de humor interessante. A quase tentativa de Sam de começar uma democracia também foi bem colocada, trazendo outro momento de humor (uma piada), pois para os Lordes o povo não vale mais do que cavalos e cachorros mesmo.


Agora, somente Sansa declarar o Norte independente e o resto se curvar a Bran não faz o menor sentido, o menor. E eu vou explicar as razões. Mais do que o Norte, Dorne também sempre foi um "reino" bem afastado dos comandos da capital. Eles tem a própria forma de viver, eles historicamente deram trabalho para a conquista de Aegon I e eles estavam alinhados com Daenerys no final. Por que o novo "Príncipe de Dorne" iria se curvar ao invés de se declarar independente também? Ele claramente nem queria estar ali. Pessoas de Dorne nem gostam de Porto Real, por tudo que ocorreu com os Martell lá. Completamente incoerente, para não dizer burro.


Querem mais uma incoerência? Em um enredo que respeitasse a história construída, Yara Greyjoy também jamais se curvaria, ela seria outra que declararia as Ilhas de Ferro como um reino independente. Na Guerra dos Cinco Reis eles se declararam independentes e durante a Rebelião dos Greyjoy, mais no passado, eles também romperam com o Trono de Ferro. Eles sempre quiseram ser independentes, não tem sentido algum Yara concordar com aquilo. Ela nem conhece Bran, por favor. Poderia ter sido mais um ponto alto da série, outro reino comandado por uma mulher. Entretanto, um roteiro preguiçoso não permite isso. Há um desafio à inteligência dos fãs.


No restante, haviam alguns Lordes sem importância alguma, não sei nem porque adicionar figurantes nessa parte do episódio. Robin Arryn não falou absolutamente nada, nem estava com cara de querer estar ali. Por que o Vale seguiria sendo vassalo de Porto Real? Robin adorava mandar. O vale é uma região que muito dificilmente seria conquistada por alguém sem dragões. Por favor, não tem lógica terem mantido isso. Foi só para tornar Bran o Rei dos "Seis Reinos". Mas, para que isso? Qual a diferença ia fazer? Foi conveniência dos produtores causar um alzheimer nas outras casas para se curvarem a Bran. Eu já acho que Bran como o cara que sabia de tudo poderia ter sido melhor aproveitado no último episódio, não sendo rei, mas sendo a voz da sabedoria. Aquilo que Tyrion fez, quem deveria ter feito era Bran. Ele poderia ter engatilhado a ideia de todos os reinos independentes ou alguns reinos independentes. Foi fraco e foi incoerente. Bran Rei não foi nem bem construído durante o episódio, veja abaixo no tópico Bran, o aleijado.


Só para recapitular então, a série deixou assim: Sansa, Rainha do Norte; Tyrion Lorde Soberano das Terras Ocidentais (e Mão do Rei); Bron. Lorde Soberano da Campina; Gendry, Lorde Soberano das Terras da Tempestade; Yara Greyjoy, Lady/Rainha das Ilhas de Ferro; Edmure Tully, Lorde Soberano das Terras Fluviais; novo príncipe de Dorne, Lorde Soberano de Dorne; Robin Arryn, Lorde Soberano do Vale; e Brandon I Stark, Rei e Lorde dos Seis Reinos.


Bran, o aleijado

No momento em que Tyrion pergunta se Bran aceitaria ser Rei, Bran diz: "Por que você acha que percorri todo esse caminho?". Essa frase deixa claro que Bran já sabia tudo que ia acontecer e que ele sabia que ia ser rei. É a grande prova de que ele poderia ter interferido se quisesse nos acontecimentos de Porto Real. Se ele dissesse para alguém que Daenerys ia queimar tudo e matar milhares de pessoas, muita coisa poderia ter sido evitada. Ele se absteve e se torna cúmplice. É uma personagem muito mal aproveitada. Os roteiristas não sabiam o que fazer com ele ou pelo menos não souberam de forma coerente. No final, na mesa do Pequeno Conselho, onde ele poderia brilhar com todo seu conhecimento, ele é apático, dizendo os cargos que faltam e saindo para procurar Drogon. Sério? A mente com maior conhecimento no mundo e que veio a se tornar Rei acaba deixando tudo na mão outras pessoas (pessoas falhas), algumas bem toscas inclusive. O que Bron está fazendo ali? Nenhuma história boa contada por ele, nada. Uma personagem insignificante na série, tanto que sumiu por uma temporada inteira no passado. Decisão muito mal construída.


Obs. Uma da maiores incoerências do episódio foi Bran ter dito que percorreu todo aquele caminho para e tornar rei e na cena seguinte em que Tyrion diz que não quer ser mão, ele diz que também não queria ser rei. Que? Ele percorreu o caminho para isso ou não? Quem escreveu isso?


As Crônicas de Gelo e Fogo

Essa parte incomodou algumas pessoas, a mim não tanto. O arquimeistre Ebrose escreveu o livro e Samwell deu o título. Um livro de história que conta a história de forma incompleta, pois Tyrion, por exemplo, nem é citado. Nem para isso Bran serve? Para escrever ou contar uma história? Será que não poderiam aproveitar melhor a vastidão de conhecimento do Corvo de Três Olhos?


Samwell Tarly

Como alguém que só era um novato na Cidadela e fugiu de lá roubando livros importantes se tornou instantaneamente Grande Meistre? A posição, talvez, mais importante para os Arquimeistres da Cidadela, pois tem uma posição no Conselho Menor do Rei. Sam não chegou nem a chegar a posição de Meistre, como vai ser Grande Meistre? Azar da Cidadela, o Rei manda e deu, tudo bem, não posso argumentar contra isso, só acho tosco para conveniência de por Sam num cargo importante desnecessariamente (o arco dele já estava até acabado).


Sor Brienne de Tarth

Acho que o final dela foi digno e ficou bem amarrado. Claramente ela não teria esse final se Daenerys tivesse sobrevivido, já que ela assumiu o cargo recém dado a Verme Cinzento. Ela escrever a história e Jaime no Livro dos Cavaleiros também achei interessante. Vou fazer uma publicação comentando só sobre o que ela escreveu. A dor que ela sentiu no final ao escrever que ele morreu defendendo sua Rainha foi bem demonstrada. Mesmo Jaime tendo sido um lixo com ela, Brienne é maior que isso. Foi maior do que tudo isso. Ela se tornou Lorde(Lady) Comandante da Guarda Real, uma posição adequada para ela.


Lorde Bronn

O final dele ficou amarrado. Agora ficar amarrado não quer dizer que foi bom. Já tinham nos enfiado goela abaixo ele se tornar Lorde da Campina, agora Mestre da Moeda? Ah não, aí já é demais. Muita moral para uma personagem que no final só se importava com prostitutas.


Sor Davos

Se tornou Mestre dos Navios, achei digno, um bom final para ele. Pelo visto sua esposa foi apagada por D&D. Era melhor ter dito que ela havia morrido para não deixar ele como tendo abandonado ela.


Verme Cinzento

Ele ir até a Ilha de Naath como havia prometido para Missandei está tudo bem. Mas e depois? Naath não possui guerras e nunca ficou estabelecido que precisava ser libertada de ninguém. Os Imaculados não vão ficar reforçando que a liberdade impere na Baía dos Dragões? Com a morte de Daenerys aquela região tem tudo para "retornar à roda" e voltar a ser dominada por pessoas com influência e que não estão nem aí para filosofia de uma rainha morta. Outra coisa é que ele ir para Naath tudo bem, mas e os outros Imaculados vão ficar fazendo o que lá? Uma pontinha solta que me incomoda um pouco.


Como ficou Meereen e o resto das cidades?

E aí? Não poderia mostrar nem que seja 1 minuto do que aconteceu com Daario e a filosofia de Daenerys em Meereen, Astapor e Yunkai? Se a roda não foi quebrada em Westeros, também não iria permanecer quebrada na Baía dos Dragões, ia? Eu já sabia que eles nem iriam tocar nisso, preferiram mostrar Tyrion arrumando cadeiras do que fechar pontas soltas.


Caminhantes Brancos

Pelo visto acabou mesmo. Com a volta dos selvagens para além da muralha fica claro que a longa noite não volta mais. Seria legal mostrarem algo, mas como a série acabou e o spin-off é sobre o passado e não o futuro, não tinha como trazer esse assunto de novo à tona. Uma pena.


Azor Ahai - Príncipe/Princesa prometido(a)

Esqueça isso à essa altura da série. Arya acabou com a longa noite e o restante das profecias eram apenas profecias. Melisandre estava errada todo tempo, até bater os olhos em Arya de novo. Na verdade, nem tinha porque trazer esse assunto no último episódio sendo que já havia passado a Longa Noite.


Meera Reeds e Howland Reed

Não foram citados. Ao que me parece morreram ou ficaram isolados em Atalaia Água Cinzenta sem interesse no que aconteceu com Bran e com a legitimidade de Jon.


Fantasma

Pelo menos tivemos uma reunião dele com Jon de forma satisfatória após aquele episódio fatídico, aonde Jon ignorou seu lobo-gigante.


Podrick

Outro final amarrado. Podrick foi condecorado como cavaleiro e está na Guarda Real. Sor Podrick.


-------------


Mais alguma ponta solta que você notou que tenha ficado? Comente!!

 
 
 

Comments


©2019 by House Thalavaryon. Proudly created with Wix.com

bottom of page