Pontas soltas que devem ser solucionadas no último episódio
- Gustavo Medina Tavares
- 18 de mai. de 2019
- 10 min de leitura

O último episódio está a caminho e nós fãs já começamos a desejar que toda a história e seus personagens tenham um desfecho adequado. É meio preocupante pensar que muitas pontas podem ficar soltas devido a qualidade do roteiro que nos tem sido apresentado desde a sétima temporada.
Claro, há possibilidade de algumas pontas ficarem soltas e algumas até deveriam ficar se essas forem exploradas nas séries spin-off que estão sendo planejadas. Mesmo assim, tem pontas que ficarem soltas demonstrariam despreparo dos produtores da série para acabar o seu grande projeto.
Trono
As opções do trono por linha de sucessão/conquista são Daenerys e Jon Snow. Para nenhum dos dois ficarem com o trono deverá haver uma lógica muito bem contada na série. Daenerys conquistou o trono com muito fogo e sangue, porém agora ela conquistou além de medo, muito ódio. O último episódio deixou implícito que Varys mandou alguns bilhetes contando a verdadeira história de Jon Snow, então depois do que Daenerys fez pode aumentar o apoio ao ex-bastardo de Winterfell. É claro que é um episódio só para trazer toda essa guerra política à tona, não acredito que isso ocorra. Se Jon (ou outra pessoa) matar Daenerys, é possivel que ele fique no trono, mas o mais provável é que ele não queira. Assim, deverá ser construída uma narrativa muito convincente para por outra pessoa lá, como Sansa ou Bran Stark. O problema mais uma vez é que não há muito tempo de episódio para desenvolver um enredo bom o suficiente para nos convencer de por um rei/rainha sem legitimidade. Deveria também ser respeitada a própria construção de personagem feita nesta temporada, lembrando que Bran disse que não tinha interesse em ser Lorde de Winterfell, como vai querer ser Rei dos Sete Reinos?

O mais lógico, em caso de morte de Daenerys e negação de Jon Snow, seria que Drogon destruísse o trono ou o que restou da Fortaleza Vermelha e os reinos se tornassem independentes, parecido com o que eram antes da conquista de Aegon Targaryen I, mas respeitando o contexto atual. Com Sansa ou Bran como Rainha/Rei do Norte (provavelmente Sansa, já que Bran não quer), o novo príncipe de Dorne como Rei de Dorne, Tyrion ou algum outro Lannister ou alguém com lógica como Rei das Terras Ocidentais (Rochedo), Robin Arryn como Rei do Vale, Gendry como Rei das Terras da Tempestade (se for validada a nomeação que Daenerys deu), algum Tyrell ou alguém com lógica como Rei/Rainha da Campina (talvez encaixem Bronn aqui, mas acho bem sem fundamento), Yara Greyjoy como Rainha das Ilhas de Ferro, Edmure Tully ou alguém com lógica como Rei das Terras Fluviais e por fim alguém com lógica como Rei das Terras da Coroa (ou anexar ela nas Terras da Tempestade).
Entretanto, é importante frisar que tanto se permanecer um Rei para todos os Sete Reinos ou um para cada, isso deve ser feito respeitando o bom senso, os fãs não aceitam mais qualquer solução preguiçosa para ser conveniente com um roteiro mal feito.
Caminhantes Brancos e as longas noites
Precisamos saber se a ameaça zumbi acabou mesmo. Não vamos ter nenhuma explicação mais elaborada sobre isso? Bran não vai falar mais nada sobre o assunto? Como surgiu os Caminhantes Brancos nós já sabemos, foi um ato de desespero das Crianças da Floresta para se defenderem dos Primeiros Homens. A série nos explicou que o Rei da Noite queria eliminar o Corvo de Três Olhos (o qual Bran veio a se tornar) para apagar a memória humana (pois, os 'homens' sem memória são apenas animais sem rumo), também nos mostrou que as Crianças da Floresta criaram os Outros para defende-las, eliminando os Primeiros Homens. E é isso? Nenhuma pontinha solta para uma série spin-off? Morre o Rei da Noite e com ele toda a história da Longa Noite? Eu acho que faltou frisar que o Rei da Noite não só queria destruir a memória, mas a vida também, pois eles foram criados para matar Primeiros Homens. Mesmo que as Crianças da Floresta tenham feito as pazes com os Primeiros Homens isso não teria apagado o "comando inicial" dos Caminhantes Brancos de destruir os "homens".

Bran - Corvo de Três Olhos
Não vamos receber nada dele? Uma boa história, algo que faça a presença dele na série se justificar?
A personagem ficou apagadíssima na série, sem utilidade alguma. Na Batalha de Winterfell serviu de isca e é isso? Serviu de isca e para descobrir a origem de Jon junto a Samwell Tarly? Acho muito pouco para o "ser" que teria maior importância no mundo, que consegue enxergar as histórias através de represeiros, que consegue trocar-pele e que é um vidente verde. Ele poderia ter sido bem melhor aproveitado no quarto episódio ao invés de ter apenas falado sobre sua cadeira de rodas e sobre não querer ser Lorde.

Daenerys, Verme Cinzento e Imaculados e os Dothraki
Ela conquistou o trono, ficou evidente. Porém, ela destruiu a capital. Como vai ser seu reinado agora? Ela vai conseguir reinar, já que provavelmente vários Lordes já sabem da legitimidade de Jon? Mesmo que isso possa atrapalhar, Dany tem o "poder de fogo" para afrontar qualquer decisão política.
O caminho do roteiro leva para uma morte. Se ela morrer, o arco dela encerra, teríamos que ter um desfecho para Drogon e o exército dela apenas. Claro que eu exigiria uma resposta da série à altura da personagem, no que se refere ao depois da morte. Drogon, os Imaculados (Verme Cinzento) e os Dothraki apenas aceitariam tranquilamente a morte dela? Drogon tem conexão com ela (além de tê-la como mãe), os Imaculados a veneram por ter libertado eles e os Dothraki veneram o poder dela, como líder. Como os westerosi iriam parar uma fúria do exército de Daenerys e de Drogon? Não há mais tempo para uma "revolta", então se ela morrer o dragão deve "reganhar" sua independência e os Imaculados e Dothraki voltarem para Essos. Verme Cinzento e os Imaculados deveriam, principalmente, voltar para garantir que a escravidão não volte à Essos. Ainda assim, num cenário convincente a pessoa que matasse Daenerys não iria ter paz na vida.
Outra pergunta que poderia ficar era se Daenerys pode engravidar. Bom, essa é uma pergunta que só tem importância se ela sobreviver. Se a Khaleesi morrer não interessa muito se informação de sua esterilidade era verdadeira ou falsa. Outro ponto é será que ela está bem consigo mesma após matat tanta gente inocente? Ela surtou, enlouqueceu ou sabia bem o que estava fazendo?
Visão de Daenerys e Bran
A Mãe dos Dragões teve uma visão da sala do Trono de Ferro toda destruída com neve ou cinzas caindo por todo o lugar. Bran teve a mesma visão. Será que teremos uma cena que mostre a explicação disso depois da Batalha de Porto Real? Se era neve, significava que ela não conseguiria chegar no trono por causa de Jon Snow? (E no caso de Bran, que Jon teria direito ao trono). Se eram cinzas significava que ela iria destruir Porto Real e ser a Rainha das Cinzas? (E aí Bran teve uma visão do estado que ficaria o trono e o salão do trono).

A minha interpretação poética da visão era que na verdade era neve, indicando que Jon Snow era o governante legítimo. Depois ela passa por um dos portões da Muralha, que para mim indicava que ela teria que ir até lá em algum momento e depois ela encontrou Drogo e Rhaego numa tenda, que eu interpretei como encontrar seu amor e como a perda de um filho = encontrar/salvar Jon Snow além da muralha e perder Viserion lá).
Agora a minha interpretação é a seguinte. Na verdade eram cinzas mesmo. Indicando que ela destruiria Porto Real e deixaria tudo abaixo de cinzas. A neve após a muralha seria o indicativo de que Jon Snow a mataria e o reencontro com Drogo e Rhaego na tenda seria ela após sua morte os reencontrando.
Jon (Aegon)
Ele foi ressuscitado e não fez mais nada de impressionante. Lembremos que sem Sansa e o Vale ele perderia a Batalha dos Bastardos, que Bran estaria morto se não fosse pela Arya e que Daenerys não precisou dele para ganhar a Batalha de Porto Real. Será que ele foi ressuscitado para ser Rei? Ou para apenas matar Daenerys? Será que ele foi ressuscitado apenas para falar "You will always be my queen?" haha. Jon precisa de um fechamento descente, ele é protagonista junto com Daenerys. Aliás, talvez Game of Thrones seja a história sobre ele, pois ele é Gelo e Fogo ao mesmo tempo. Ele surgiu de um romance que deu início a Rebelião de Robert. Se Jon for mandado para Muralha de novo, como dizem alguns roteiros vazados, por que mandado à Muralha? A Patrulha da Noite ainda tem alguma função com o final da ameaça dos "Outros"? Por que ele não iria querer o Trono de Ferro, sendo que nunca quis comandar nada, mas sempre acabou comandando (Patrulha e Norte)?

Essos (e Daario)
Depois de tanto tempo, como ficaram Astapor, Yunkai e Meereen? A escravidão acabou mesmo ou com a ausência de Daenerys o antigo regime voltou? Daario Naharis e os Segundos Filhos conseguiram manter a filosofia de Daenerys em Meereen e região? O que aconteceu com Daario? É apenas um episódio e várias coisas mal explicadas, como ter um momento de foco em Essos e principalmente na Baía dos Dragões?

Azor Ahai
E aí, por que colocar esse elemento na história se ele acabou não servindo de nada? O Príncipe/Princesa prometido(a), o garanhão que montaria o mundo, o último herói...Se Daenerys morrer e Jon não servir mais para nada, o que vai acontecer com essa profecia? Melisandre buscou o príncipe prometido boa parte da série (achando que era Stannis e depois Jon). Era Arya então? (Ignorando as profecias dos livros, claro).

Arya
Após passar por todo sufoco junto com o povo de Porto Real será que a Arya terá mais alguma função na série? Será que ela adicionou Daenerys na sua lista de pessoas que vai matar? A lista no momento está concluída, alguns ela mesma matou, outros morreram pelas mãos de outros(as). Sor Ilyn Payne mesmo não tendo sido mostrado morrendo, pois o ator se retirou da série por motivos de saúde, acho que pode ser dado como morto "off-screen". Eu acredito que Arya não vai conseguir matar Daenerys, pois ela já matou o Rei da Noite. O papel dela está muito bem estabelecido. Creio que ela viaje para Essos e vire uma aventureira, como havia dito para Lady Crane. Voltar para Winterfell penso que seja incoerente, pois ela disse no quarto episódio que não voltaria, bem como se tornar Lady de Ponta Tempestade ao se casar com Gendry também seria incoerente com o que ela falou no mesmo episódio. Se acabar assim, Arya como aventureira, na minha opinião, encerram o arco dela bem. Se Arya morrer, bom, então o papel dela era mesmo derrotar o Rei da Noite. De qualquer forma encerra seu arco sem pontas soltas. Apenas gostaria de lembrar que precisamos de uma explicação melhor para o cavalo branco no final do penúltimo capítulo.

Obs. algumas pessoas reclamaram dela ter desistido de matar Cersei pelo que o Cão falou. Eu achei coerente. Ela não saiu de lá só pelo que Sandor falou, mas porque o local estava desmoronando. Ela iria morrer lá quase que sem chances de dúvida. Arya não estava disposta a morrer para matar a Cersei, ela de qualquer forma 'sabia' que alguém iria matar Cersei.
Brienne de Tarth
Ela teve um momento lindo de ser condecorada como Cavaleira dos Sete Reinos no segundo episódio, sobreviveu à Batalha de Winterfell e teve sua primeira vez com o homem que amava (Jaime), para então ser largada por ele e fim? O arco de Brienne vai ficar muito ruim se for somente isso. Será que ela vai ser agraciada como "Lady" Comandante da Guarda Real? Ou pelo menos da guarda de Sansa caso vire Lady de Winterfell? Será que vai dar tempo de focarem alguns minutos em Brienne no último episódio?
Sor Davos
Será que o Cavaleiro das Cebolas irá lembrar que é casado e voltar para sua mulher? Será que ele ainda tem uma esposa? Sor Davos será agraciado com alguma coisa após ajudar nas últimas batalhas? ("Ajudar", porque de fato não fez praticamente nada).
Gendry
O que aconteceu com ele? Ele não deveria ter ido para a Batalha de Porto Real? Afinal, ele só se tornaria um Baratheon de fato se Daenerys chegasse ao posto de Rainha. Não seria interessante para ele lutar junto para ajudar que isso aconteça? Ou ele entrou na foça depois do fora de Arya? Haha.
Illirio Mopatis
O que aconteceu com o homem que estava ajudando Viserys e Daenerys a recuperarem seu trono? Tudo bem, essa não é uma ponta solta essencial, apenas para relembrar que ele ainda existe.
Bronn
Ele vai conseguir o que o foi prometido? Um cavaleiro sem importância alguma para os Lordes da Campina conseguirá ser Lorde do Jardim de Cima?
Tyrion
O que acontecerá com o anão após ter traído Daenerys? Mais do que isso, como ele vai reagir a morte de Jaime (e Cersei)? Será que ele consegue seguir apoiando a assassina do seu irmão e melhor amigo? Se ele sobreviver, qual será o papel dele?

Edmure Tully, Yara Greyjoy e Robin Arryn
Será que ficaremos sabendo o que aconteceu com eles? Eles terão algum papel importante ou apenas sumirão da história? Precisamos saber se eles continuaram Lordes de suas respectivas terras.
Meera Reeds e seu pai Howland Reeds
O que aconteceu com eles? Ela foi embora depois da sua última (e decepcionante) conversa com Bran? E o pai dela que provavelmente sabia da origem de Jon, nunca vai aparecer?
----------------
Arcos acabados no penúltimo episódio
Cersei e Jaime Lannister
Gostando ou não de como foi, o arco de Cersei foi terminado de forma condizente com o que a série explorou. As profecias de Maggy, a rã, se provaram verdade. Relembrando, ela disse que Cersei não casaria com o príncipe (Rhaegar), mas se casaria com o rei (Robert). A bruxa confirmou que Cersei se tornaria Rainha, mas que seria substituída por outra mais jovem e bela (Daenerys). A última parte é se ela teria filhos com o rei, a bruxa disse que o rei teria 20 e ela apenas três e que os três morreriam. O que de fato aconteceu. Robert teve diversos bastardos, apenas Gendry sobrevivendo. Já Cersei teve Joffrey, Myrcella e Tommen, sendo que os três morreram. A profecia do Valonqar (ser morta pelo irmão mais novo) não foi adicionada na série. Cersei estava grávida, porém acabou morrendo antes de ter o filho. Arco concluído. Para Jaime, esperávamos uma redenção, porém não houve. Ele seguiu amando a irmã e morreu junto com ela, concluindo o arco dele que era baseado no que ele tinha dito para Bronn que gostaria de morrer nos braços da mulher que amava. Aconteceu!
Cleganebowl
Sandor Clegane (o Cão de Caça) e Sor Gregor Clegane (o Montanha) tiveram seus arcos concluídos com sucesso. Sandor teve sua vingança, apesar de ter tido que se sacrificar para matar o seu irmão. O arco do Montanha era ter sua luta com o Cão e ele teve.
Qyburn
O arco dele também acabou, sendo assassinado pela sua própria criação. Tipo Frankestein matando o seu criador. Foi uma personagem bem interessante e definitivamente uma ótima "Mão da Rainha".
-------------------------------------------------
Acabou mesmo?
Samwell, Gilly (e bebê) e Sam
Será que os arcos de Samwell Tarly, Gilly e Sam acabaram já? Sam não vai tentar assumir seu posto de Lorde de Monte Chifre? Isso daria uma vida muito melhor para Gilly, Sam e o futuro filho que está para nascer.
Tormund, o povo livre e Fantasma
Será que o arco do nosso selvagem preferido acabou também? O que o povo livre vai fazer além da Muralha, tendo várias áreas no "norte" próprias para estabelecimento?
-----
Sentiu falta de alguma coisa? Mais alguma ponta solta que ache de mereça menção?
Comente!!
O último episódio de Game of Thrones é amanhã (Domingo, 19/05) às 22h (horário de Brasília), com transmissão pela HBO, HBO HD e HBO Go.
Comments